Uma das escolhas mais populares no mercado da construção civil, o piso vinílico possui diversas caraterísticas que o levaram a este patamar. Composto principalmente de policloreto de vinila (PVC) - e com outros aditivos, dependendo de sua produção, como plastificantes, fibra de vidro, resinas e/ou minerais -, trata-se de um material durável, acessível, e de fácil instalação, que pode ser aplicado nos mais variados ambientes.
O piso vinílico está disponível em placas, réguas e mantas, que podem ser instaladas de forma flutuante (sem adesivo) ou coladas diretamente na superfície do chão - diretamente no contrapiso de concreto, madeira compensada ou outros tipos de pisos existentes - desde que esteja nivelada e lisa. Conformando um processo rápido de instalação e acessível.
Dependendo da qualidade do material, o vinílico tende a possuir uma boa resistência a impactos, manchas e arranhões. Qualidades que aumentam seu custo benefício, quando comparado a outros pisos, como o porcelanato ou os tacos de madeira. Para uma durabilidade longeva e bom desempenho, também é importante garantir a boa qualidade do material e uma instalação adequada.
Artigo Relacionado
Tire os calçados: 5 pisos para se andar descalçoEm questões de conforto, o piso vinílico é mais quente e suave ao toque do que outros tipos de pisos, como azulejos ou pedras. Além disso, ele tende a absorver o som, diminuindo os ruídos e proporcionando uma experiência acústica mais silenciosa. Outro fato marcante está na sua resistência à água, possibilitando o seu uso em cozinhas e banheiros - no entanto, é importante notar, que essas áreas tenham uma boa ventilação e entrada de luz natural, para evitar que o material mofe.
Além disso, o vinílico apresenta uma grande variedade de estilos, padrões e cores, podendo simular a aparência de materiais naturais, como madeira, pedra ou cerâmica, ou até mesmo as mais variadas criações gráficas. Proporcionando, assim, diversas opções para compor com o ambiente e criar uma atmosfera única.
Para fins sustentáveis, é necessário averiguar o tipo específico de piso vinílico escolhido e seus métodos de produção. Afinal, a produção de PVC, seu principal componente, pode envolver o uso de produtos químicos e processos que levantam preocupações ambientais. No entanto, já existem alternativas de reciclagem para o produto (que ainda não são tão simples). Por isso, é importante buscar por fabricantes com certificações de cuidado com o ambiente e garantir que o material possua uma boa durabilidade e vida útil, de forma que não seja necessária uma substituição frequente.